Home

Autor: Raquel Gonçalves | Data: 10/09/2020

Da teoria para a prática:

yoga com PNL na infância

Uma das perguntas que me fazem frequentemente é a de como colocar o yoga com PNL, na infância, ao serviço da educação das crianças...

Entendo que seja desafiante entender como duas práticas aparentemente sem qualquer semelhança ou convergência, se possam intersectar em algo tão sensível como o processo educativo.


Mas, primeiro que tudo, há que ter a noção de que educação é mais do que a mera formação escolar, prendendo-se com um conjunto de valores, limites e experiências modelados pelo sistema familiar. Neste contexto, falar em educação é, também, falar em parentalidade a qual tem como célula básica a família enquanto universo social que é.

Mediante a necessidade atual de um novo paradigma educacional promotor de resiliência, autoconfiança e autoestima na criança, é na família que este se gera, sendo na família que primeiramente o yoga com pnl nasce.


O Yoga com PNL passa pelas posturas e pelo poder das palavras...

Se pensarmos que muito do desenvolvimento de uma criança se processa, visivelmente, no corpo através do crescimento cefalo-caudal, aplicar posturas ou ásanas de yoga na criança induz o bem-estar físico, emocional, mental e relacional nesse crescimento, como se de uma semente forte se tratasse. A forma como essa semente é nutrida é da responsabilidade da família através de jogos, histórias e de brincadeiras.


Assim, cabe aos pais no exercício da sua parentalidade generativa e consciente, trazer a teoria para a realidade do yoga com pnl na infância, por exemplo contando a história de um determinado ásana, como o da girafa: “à medida que cresço como uma girafa, o meu pescoço vai-se alongando e desenvolvendo, e as manchas que a girafa tem são igual àquelas que eu vou adquirindo no meu processo de crescimento e desenvolvimento. Todavia apresentam outros nomes, outras formas, outras cores: são o amor, a amizade, a tolerância, a compreensão, o trabalho de equipa, a cooperação…”


No yoga com programação neurolinguística para crianças, é frequente a atribuição de nomes de animais aos ásanas, não só por ser inteligível para a população infantil e juvenil, mas também porque a tradução do sânscrito tem, efetivamente um animal associado, com toda a sua carga simbólica.


A introdução de princípios e pressupostos de PNL associados à representação de um ásana requer o exercício consciente de uma parentalidade generativa, isto é, criativa e geradora de bem-estar bio, psico, social, cultural e espiritual na criança.


Ao conseguirmos identificar os ásanas e o seu simbolismo, ao incorporarmos a PNL no corpo através da representação das posturas de yoga, estamos num processo de sentir nos músculos o yoga com PNL, na infância, desenvolvendo um estado de equilíbrio emocional, mental e relacional com o “eu-criança” e com o “outro” e com o mundo.

Onde me podes encontrar:


(+351) 937 053 212

info@raquelgoncalves.com

Instagram Raquel Gonçalves
Facebook Raquel Gonçalves
Youtube Raquel Gonçalves
Home

© 2023 Raquel Gonçalves | Política de Privacidade | Todos os direitos reservados