Autor: Raquel Gonçalves | Data: 24/11/2022
Praticar Yoga
sem Desculpas
Ao longo dos tempos da minha prática de yoga, de professora de yoga para crianças, e na relação com as crianças na escola, tenho constatado muitas vezes que a gestão do tempo é um dos fatores limitantes para a prática efetiva de yoga no tapete. No entanto, podemos sempre recorrer à nossa prática criativa para praticar yoga...
Yoga é muito mais do que o "estar no tapete", é uma filosofia de vida, é um encontro connosco, com a nossa essência, com a nossa verdadeira natureza... É o encontro com a nossa sombra e também o dar espaço para a nossa luz que é sempre maior que a nossa sombra...
A falta de tempo é então, muitas vezes, utilizada como motivo para não praticar yoga. Mas eu acredito que tu podes fazer diferente!
Eu acredito que podemos praticar em todos os momentos... a nível emocional e espiritual, mas também a nível físico.
Então, o desafio é: Yoga na Cadeira. Tens uma cadeira? Então, estás pronta para a prática. Este recurso ao qual temos acesso diariamente (várias vezes ao dia, até!), pode ser um excelente recurso para nos iniciarmos na prática.
Dou-te vários exemplos: entre o período de recreio e o regressar à sala de aula, se o professor utilizar três ou quatro asanas de yoga na cadeira, consegue ter, em poucos minutos, o foco e a atenção necessários para dar início à sua aula. Então, ganhou mais do que 3 a 5 minutos de prática. Ganhou uma aula inteira.
No local de trabalho, podes fazer pequenas pausas, sentindo o teu corpo, para além da parte cognitiva (muitas vezes estamos sentados em frente a um computador...).
Então, permite-te desenvolver um, dois, três asanas na cadeira; cada um deles com 3 respirações profundas. E vais ver que, automaticamente, te conectas com o teu corpo, com o teu ser...
Por outro lado, se pensarmos nos idosos, também eles, nos centros de dia, nos diferentes espaços em casa, podem fazer uma prática segura de yoga na cadeira, permitindo-lhes, não só trabalhar o corpo, mas também a coordenação, o equilíbrio e, desta forma, com recurso a uma cadeira, prevenir acidentes, exercitando ao nível físico, mental e emocional.
Falo então de uma prática de yoga na cadeira. E, neste momento, acabo de lançar mais um material para a prática de yoga. Sim, porque, para além da formação que dou, formando novos professores de yoga para crianças e yoga na gravidez, também vou às escolas e estou com as crianças, desde a creche, ao pré-escolar, ao primeiro ciclo; estou com grávidas no meu local de trabalho, também. E quero chegar mais longe porque sinto todo o potencial do yoga. Então, decidi criar este jogo de cartas Yoga na Cadeira para miúdos e graúdos.
Como podes praticar?
As regras são simples! Tens cartas com 3 cores, cada cor trabalha uma dimensão corporal e deves tirar 3 cores. Em múltiplos de 3, vais aumentando assim os teus asanas, a tua sequência. É fácil! Dá para miúdos e graúdos.
O lançamento oficial foi no sábado e já estou a expedir encomendas todos os dias!
Aproveita, também tu, esta edição limitada. Podes encomendar aqui.
Lembra-te! Passamos a ganhar tempo quando utilizamos a cadeira para praticar yoga. Em poucos minutos conseguimos conectar-nos com o nosso corpo, a nossa mente e as nossas emoções!
Um YogAbraço!